terça-feira, 28 de setembro de 2010

Não há vida após a morte

Quando em 1995 resolvemos instituir o Top of Mind no nosso mercado, não imaginávamos o grau de importância que esse evento assumiria. Nosso mercado estava muito mal acostumado. Tinha gente dormindo nos louros de marcas  construídas sem um bom alicerce. O fim do século apontava para um horizonte totalmente diferente, onde a competição acirrada dava demonstrações do que seria o novo milênio.
A Bahia era então um mercado pouco afeito as pesquisas. Por isso mesmo, somente alguns se deram conta das mudanças de preferências que a pesquisa do Top apresentava de ano para ano. Nos primeiros anos vimos claramente a vulnerabilidade deste  mercado. Chegamos mesmo a cunhar a expressão Empresas Maguilla, dando a entender que nossas empresas não agüentariam bater de frente com profissionais. De olho na Lei da Dominação onde os três primeiros mais lembrados tinham sempre uma boa chance, assistimos nestes dez primeiros anos, quedas e ascensões, crises societárias , perdas de confiança , enfim, constatamos transformações que faziam surgir marcas até então pouco conhecidas.
O mercado em si continuava consumindo. Todos os dias. Com ou sem crise, com ou sem Bush, Sadam, Lula & Cia, o mercado consome as marcas ofertadas nos supermercados, bebem cervejas e refrigerantes, movimentam contas bancárias, matriculam-se, usam celulares, reformam casas, freqüentam restaurantes. Mas, de quem ? Ora, daqueles mais lembrados, fruto de  um trabalho sério, com credibilidade, com atenção ao processo de venda e pós-venda e comunicação inteligente.
Aí surge a pergunta : as marcas mais lembradas são as marcas preferidas pelos consumidores ? A resposta evidentemente é não. Ser lembrado já é um grande passo. Então, quais seriam as marcas que estão enraizadas no coração dos clientes ? Essa resposta, ainda não temos, mas, com certeza a teremos depois que o Top of Heart estiver consilidado. Aí, ao lado da contagem física feita periodicamente, teremos uma avaliação precisa sobre as marcas que estão comprometidas com seus clientes. São as que nunca morrem. São as mais lembradas e consumidas. Essas, nunca morrem ! Marcas como Maizena, Queijo Catupiry, Pastilhas Valda, Leite Moça foram feitas para durar. Daí vale lembrar aos esquecidos e pouco preferidos, a grande lição que o mercado nos dá.  Há de se ter um bom produto, com preços competitivos, distribuição excelente, comunicação eficiente e eficaz, porque ainda não se comprovou que há outra vida após a morte. O Top of Heart vai mostrar tudo isto. Aguarde !

Nenhum comentário:

Postar um comentário